Imprimir

Espinheiro não produz nada de valor

Escrito por secretaria. Posted in Mensagens

rvoreJuízes 9: 7-15        Esta passagem fala do tempo em que Gideão era juíz em Israel, ele tinha setenta filhos; Abimeleque queria tomar a posição de seu pai, Ele matou todos os seus irmãos, ficando apenas Jotão, isso porque ele se escondeu; Jotão vivia na cidade de Siquém, uma cidade próspera, muito importante. Diante das circunstâncias de perseguição ele vai para o monte de Gerizim, e se põe a clamar a Deus, e aos cidadãos de Siquém declara a parábola das árvores, para protestar contra os gestos e atitudes de Abimeleque, as quais são comparadas ao espinheiro, e que hoje representa o mundo com tudo o que é negativo. 

O espinheiro também representa o inimigo injusto, que prejudica e fere as pessoas. As árvores citadas na parábola representam o ser humano, que deseja ser orientado, conduzido, cuidado. O ser humano precisa de alguém para os conduzir. 

Na parábola, ele conta que certa vez foram as árvores ungir outra árvore para ser rei, e disseram a oliveira, reina sobre nós; A oliveira respondeu: Como deixarei eu o meu óleo, que Deus e os homens em mim prezam, e iria reinar sobre as árvores. Nós hoje somos a oliveira que tem óleo da unção para curar, para restaurar as pessoas cheias de feridas. Tem pessoas hoje que ao invés de levar cura, estão  ferindo ainda mais. 

Depois perguntaram a figueira, reina sobre nós, e a figueira respondeu: Como deixarei eu a minha doçura e o meu bom fruto para reinar sobre as árvores. Aqui a figueira representa a doçura que está na vida, a doçura do Espírito Santo, que traz consolo, alegria, transformação, o mundo está fechado com seus problemas, não tem doçura, tudo é amargo, tem pessoas precisando de doçura, precisando de um ombro, de um abraço, de um beijo, de uma palavra, de uma profecia, acredite, tem pessoas que não tem capacidade de sorrir para alguém, não se relaciona com ninguém, não expressa a doçura de Cristo. 

Por último foram até a videira e falaram, reina sobre nós, e a videira respondeu: Como deixarei o meu vinho que agrada a Deus e aos homens. Aqui a videira representa a alegria, você tem que levar alegria, gozo e paz para as pessoas, a alegria é a razão de viver. 

O espinheiro fere, a oliveira libera unção, a figueira a doçura, e a videira libera a alegria!



Pr. Aristides Alves dos Reis

Ágape Sede

Facebook