Imprimir

A nova Aliança

Escrito por secretaria. Posted in Mensagens

CEIA11 Coríntios 11 :23-25      Na Bíblia tanto no velho como no novo testamento é narrado vários tipos de alianças, firmadas entre Deus e os homens, também em outros segmentos encontramos tipos de alianças firmadas, por exemplo: a família é um tipo de aliança, o casamento, um contrato, um pacto feito entre duas pessoas e o Senhor, no desenvolvimento dessas alianças existem regras a serem seguidas, o marido deve estar sujeito a Deus como a esposa sujeita ao marido, e os filhos sujeitos aos pais; Existe alianças de amizade, onde se procura aperfeiçoar os relacionamentos, como também aliança de negócios, aliança ministerial, e tantos outros tipos de alianças. 

Gênesis 9: 11-15 A aliança que Deus fez com Noé, a aliança do sinal do arco-íris depois do dilúvio, que nunca mais iria destruir a terra por meio do dilúvio e para formar essa aliança Ele pôs nas nuvens um arco-íris por sinal desta aliança. Gênesis 17: 10-11 Deus fez uma aliança com Abraão; Esta aliança era a aliança da circuncisão, em que todos os do sexo masculino com oito dias deveriam ser circuncidados. Deus também fez uma aliança com os israelitas quando eles caminhavam pelo deserto, que eles dentre outras coisas deveriam guardar o sábado. 

O Apóstolo Paulo na instrução quanto a celebração da Ceia do Senhor usa esses ensinamentos, enfatizando que a ceia do Senhor é a nova aliança; Ele ensina que Jesus na noite em que foi traído, tomou o pão, deu graças, partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós: fazei isto em memória de mim; Depois tomou o cálice e disse: este cálice é a nova aliança, no meu sangue, fazei isto, todas as vezes que o beberdes em memória de mim. 

Então o Culto de Ceia é a reunião de nova aliança, por isso você não deve deixar de participar do culto da Ceia, é uma reunião de renovação, de fortalecimento, é um culto memorial em que celebramos a Ceia em memória de Jesus. 

A nova aliança substituiu a antiga, se você está na nova aliança, então você não precisa mais ser circuncidado, nem guardar o sábado, porque a circuncisão e o fato de guardar o sábado estão sob a antiga aliança. 

Se a Ceia do Senhor é uma reunião memorial, o que devemos lembrar? Devemos lembrar de Jesus e não esquecer o que Ele fez por nós, a salvação, as promessas, os ministérios que Ele nos deu. Devemos lembrar do Seu amor, Sua misericórdia, Seu perdão. Paulo diz: lembre-se que você deve obedecer, sujeitar-se e que você tem uma aliança com Ele. 

Na Ceia lembra-se que você não tinha promessa, não tinha salvação, estava sem Cristo, sem esperança, estava longe, mas agora está reconciliado, perdoado, voltou a ter esperança, aproximado agora você faz parte da nova aliança, você é filho de Deus, herdeiro de Deus, alcançado pelo Senhor Jesus. 

Ele é a nossa nova aliança, Ele fez essa tão maravilhosa aliança pelo Seu sangue.


Pr. Aristides Alves dos Reis

Ágape Sede

Facebook