Imprimir

Pesca maravilhosa

Escrito por secretaria. Posted in Mensagens

pesca maravilhosaLucas 5: 1-11 Muitos pensam que o Senhor busca pessoas com excelência, pessoas competentes para que possa cumprir com Seu propósito, porém, o Senhor Jesus escolhe homens despreparados, iletrados, homens simples, sem instrução.

Outros achavam que Ele deveria buscar os Seus discípulos no meio religioso, afinal na sua época havia muitos doutores da lei, escribas, verdadeiros mestres da Palavra, homens de respeito, reconhecidos pela sociedade. 

Mas o Senhor Jesus surpreendeu a todos chamando para estar com Ele, esses homens simples, pescadores, galileus, uma raça inferior; por outro lado, também chamou um cobrador de impostos, ofício esse não bem quisto pelo povo na época. Ainda em contrapartida Ele encontrou esses homens vivendo uma experiência fracassada, pois eram pescadores experientes, sobreviviam da pesca, mas justamente no dia em que Jesus os encontrou tinham trabalhado a noite toda e não apanharam nada. 

Mas, então, porque o Senhor Jesus resolveu chamar esses homens? Por que não chamou os mais capazes, os melhores? Porque Ele chama aqueles que Ele conhece, aí então Ele os capacita e os torna competentes. 

No texto acima, o Senhor Jesus aplica princípios fundamentais na escolha de Seus discípulos. Primeiro: quando Ele chegou no lago de Genesaré, encontrou esses pescadores levando as redes, eles estavam trabalhando. Isso significa que eles estavam ocupados, e o Senhor chama pessoas que já estão servindo, que têm disposição, que estão prontas a colocar a mão no arado. 

Quando o Senhor chamou a Davi, Ele disse para Samuel ir à casa de Jessé com a finalidade de ungir um de seus filhos como rei. Todos os filhos de Jessé se apresentaram perante o profeta Samuel, quando este perguntou a Jessé: “Acabaram os teus filhos”? Ele disse: “Tem mais um, o mais moço”. Samuel perguntou: “Onde está”? “Está no campo, pastoreando as ovelhas”. Quando Davi veio à sua presença o Senhor lhe disse: “É esse, ungi-o”. O Senhor chamou a Davi que estava trabalhando como pastor na casa de seu pai. 

Segundo: um dos princípios mais importantes estabelecidos por Deus para um discípulo é a obediência, mesmo eles tendo trabalhado a noite toda e não tendo apanhado nada, obedeceram a Palavra de Jesus, quando Ele mandou lançar as redes novamente. “Mas sob a Tua Palavra lançarei as redes”, disse Pedro. 

Terceiro: convicção de pecados, ao retirarem as redes eles vieram com uma grande quantidade de peixes. Com isso Pedro viu o grande milagre que Jesus operou, prostrou-se aos pés de Jesus dizendo: “Senhor, retira-te de mim porque sou pecador”. 

Jesus chama Seus discípulos, pessoas que precisam do perdão de Deus, de arrependimento, pessoas simples que não são nada, para serem poderosas nas Suas Mãos.



Pr. Aristides Alves dos Reis

Ágape Sede

Facebook