Imprimir

Josué, com o favor de Deus foi um homem bem sucedido

Escrito por secretaria. Posted in Mensagens

Josue um homem bem sucedido

Josué 1: 1-9         Josué foi um bom servo, um bom auxiliar de Moisés, foi soldado, foi guerreiro, promovido chegou a ser o comandante do exército de Israel, foi líder, o posto mais importante que recebeu foi ser substituto de Moisés, recebendo a incumbência de levar o povo de Israel até Canaã.

Sua primeira experiência de guerra foi contra os amalequitas Êxodo 17: 8-16 onde Josué pelejou contra Amaleque no vale de Refidim e prevaleceu contra ele, Josué desbaratou Amaleque e a seu povo ao fio da espada. Isso aconteceu com a ajuda sobrenatural de Deus, os amalequitas eram fortes guerreiros, descendentes de Esaú e foi assim que Josué obteve sua primeira vitória.

Essa experiência ajudou Josué a se preparar para maiores desafios em sua vida. Josué em seu chamado recebeu duas importantes promessas. Primeira: Josué 1: 5 “Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como foi com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei.”, o Senhor lhe promete que estaria sempre com ele, tal como foi com Moisés. Segunda: Josué 1: 3-4 “Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés. Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso termo.”

Josué caminhava para suas conquistas, sempre lembrando das promessas que recebeu do Senhor. Cada vitória de Josué foi conquistada passo a passo, Josué só tinha que andar para que mais terras fossem conquistadas. Josué 1: 6-8 Deus exige posição de Josué, ser forte e corajoso. A obra de Deus tem que ser forte por pessoas fortes, coragem é virtude indispensável aos que se alistam no exército de Deus, o Senhor precisa de valentes na sua obra.

O Senhor requisitou obediência a Josué, ninguém pode liderar, fazer a obra de Deus andando em desobediência, é derrota certa, é fracasso, disciplina e obediência são indispensáveis para a vitória, também o líder deve ser fiel, leal e ter temor a Deus. Josué tinha entendimento que sua força e sua coragem vinham de Deus, como também sabia que foi o Senhor quem fez vencer os amalequitas, que cada vitória tinha a mão de Deus. Ele sabia que foi Deus que abriu as águas do rio Jordão, que foi Deus quem derrubou as muralhas de Jericó. Josué era um homem bem preparado, por isso o Senhor o escolheu para ser líder, ele não poderia fracassar.

Em Números 14: 1-12 Moisés o escolheu como um dos 12 espias, os outros só trouxeram péssimas notícias, desencorajaram o povo, relataram que as cidades eram fortes, que os inimigos eram numerosos, guerreiros gigantes, bem armados e disseram que se fossem até lá poderiam morrer, fazendo com que o povo se levantasse contra Moisés e Arão. E já Josué e Calebe disseram: “A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muitíssimo boa. Se o Senhor se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel.” Números 14: 7-8.

Eles sabiam que o Senhor era com eles, que venceriam pois o Senhor estava ao lado deles, maior Aquele que está em nós do que aquele que está no mundo. Se Deus é por nós quem será contra nós? Josué enxergou o futuro, creu em Deus e em suas promessas, por isso Deus fez ele um conquistador.

 

 

Pr. Aristides Alves dos Reis

Ágape Sede

Facebook